Como se tornar árbitro em Portugal
Monday June 01st 2009, 18:34
Filed under: Imprensa

Para chegarem aos grandes palcos nacionais, e mesmo internacionais, os árbitros têm que passar por um constante processo de formação. O treino físico e técnico, bem como o conhecimento das últimas directivas e recentes decisões do International Board (órgão que regulamenta as regras do futebol), são elementos essenciais para a ascensão na carreira.

A entrada no mundo da arbitragem inicia-se com a inscrição num dos vários cursos, que são promovidos em todo o país pelas associações de futebol distritais. Concluído o curso, o árbitro passa a estagiário, denominação que mantém durante um ano, até estar em condições de subir à 2ª categoria distrital/regional.

A ascensão à 2ª categoria distrital/regional é conseguida através de uma aprovação nas provas de acesso. Por sua vez, a entrada nos quadros nacionais requer um mínimo de dois anos de permanência nesta categoria.

Uma vez alcançado o terceiro escalão nacional da arbitragem, o trabalho do árbitro começa a ser avaliado por observadores e a promoção é ou não concedida em função dos relatórios elaborados. Na 2ª categoria, para além de relatórios positivos, o árbitro necessita de realizar testes físicos e escritos, com vista a atingir o escalão principal da arbitragem.

A 1ª categoria, que é o lugar de topo na carreira, permite ao árbitro dirigir jogos com equipas profissionais (1ª e 2ª ligas nacionais de futebol). Além disso, arbitragens positivas poderão colocá-lo nos grandes palcos internacionais, onde poderá apitar nas provas da FIFA e da UEFA.

Fonte: Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)

VOLTAR À PÁGINA INICIAL


1 Comment so far
Leave a comment

Eu adoro futebol, gostaria de ingressar numa carreira futebolística. Podem dar-me informações sobre os custos do curso?

Comment by Davide Spinola 07.01.12 @ 20:41



Leave a comment
Line and paragraph breaks automatic, e-mail address never displayed, HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(required)

(required)